Aço Inoxidável Duplex

Os aços inoxidáveis ​​duplex são ligas com estruturas aproximadamente iguais de austenita e ferrita, com uma distribuição de 60/40, 40/60.

A combinação de austenita / ferrita produz ligas com o dobro da resistência dos aços inoxidáveis ​​austeníticos convencionais.

Os aços inoxidáveis ​​duplex são altamente resistentes à corrosão (o ponto fraco dos aços inoxidáveis ​​austeníticos comuns). Possuindo estas características, não surpreende que a maioria das aplicações sejam relacionadas com a água do mar.

Os aços inoxidáveis ​​duplex têm muitos usos na produção offshore de petróleo e gás e equipamentos navais, particularmente sub-superfície.

Os tipos duplex mais comuns são:  Gr.: 1B, Gr.: 3A/ CD4MCuN / SAF2205

Aços Inoxidáveis ​​Super Duplex

Sob certas condições agressivas, as classes gerais de aço inoxidável austenítico são mais suscetíveis à corrosão, fenda e corrosão sob tensão. Isto levou ao desenvolvimento do aço inoxidável super austenítico.

O uso de aços super austeníticos está crescendo devido a mudanças nas condições atuais das indústrias de processo. Como empregar ligas que não necessitam de substituição constante e regular em condições tais como águas profundas e plantas de processo de circuito fechado de alta temperatura.

Ao considerar essas ligas para uso em um ambiente corrosivo, o método mais utilizado para a seleção inicial é comparar as classificações de PREn entre os materiais.

Isso é calculado usando a% em peso dos principais elementos de liga presentes em qualquer classe específica de aço inoxidável.

As ligas contendo as maiores quantidades de cromo, molibdênio e nitrogênio são consideradas como tendo melhor resistência à corrosão por pite. Isto pode ser acompanhado por um aumento correspondente nas resistências à tração e ao escoamento.

Os aços inoxidáveis ​​Super Duplex contêm altos níveis de cromo e níquel, juntamente com adições significativas de molibdênio e nitrogênio, Assim, eles são até 30% mais resistentes que os inoxidáveis ​​convencionais da série 300 e oferecem resistência superior à corrosão.

Um aço inoxidável austenítico é considerado super austenítico quando seu PREn excede 40.

Classes super austeníticas comuns incluem: A890 Gr. 5A e A890 Gr. 6A

Como selecionar qual Aço Duplex devemos utilizar

Existem vários graus de aços inoxidáveis ​​duplex. E o método mais amplamente utilizado para a seleção inicial é comparar as classificações de PREn.

Esse valor é calculado usando uma porcentagem ponderada de elementos-chave de liga presentes em qualquer classe específica de aço inoxidável duplex.

A fórmula usada é:

PREn =% Cr + (3,3 x% Mo) + (16 x% N)

Quando o tungstênio está presente como uma liga, o cálculo PREn é modificado para:

PREn =% Cr + 3,3 (% Mo + 0,5 x% W) + (16 x% N)

Claramente a partir da fórmula, considera-se que as ligas contendo as maiores quantidades de cromo, molibdênio e nitrogênio possuem melhor resistência à corrosão e gerarão uma maior PREn.

Sendo assim acompanhado por um aumento correspondente nas resistências à tração e ao escoamento.

Para orientação na seleção do aço inoxidável duplex apropriado em sua aplicação, entre em contato conosco .