Aços Inoxidáveis Endurecidos por Precipitação
A necessidade de aços inoxidáveis que combinassem a excelente resistência à corrosão dos tipos austeníticos com a capacidade de serem endurecidos pelo tratamento térmico levou ao desenvolvimento de uma família de aços inoxidáveis conhecidos como PH’s.
Os aços inoxidáveis Endurecíveis por Precipitação (PH – Precipitation Hardenable) são os que apresentam maior resistência mecânica dentre os aços inoxidáveis, associada à elevada resistência à corrosão.
Eles podem ser endurecidos por precipitação em temperaturas mais baixas (480 ° C), o que ajuda a minimizar a distorção.
Pois com baixas temperaturas de envelhecimento significa que há pouco risco de rachaduras, distorção ou oxidação de superfícies usinadas e os materiais oferecem boas propriedades de usinagem e soldagem.
A família PH de materiais inoxidáveis é excepcionalmente forte e resistente.
São metais versáteis e uma ampla gama de propriedades e dureza pode ser obtida variando a temperatura de envelhecimento no tratamento térmico.
Quando totalmente endurecidos, os aços PH podem fornecer alta resistência. Eles são amplamente utilizados em serviços que exigem resistência à corrosão e alta resistência até 320 ° C.
Estes aços são utilizados, entre outras aplicações, principalmente na indústria aeronáutica (peças e componentes estruturais de aeronaves), e também na indústria de Óleo e Gás e na indústria Siderurgica.
Propriedades dos Aços Inoxidáveis Endurecidos por Precipitação:
- Magnético
- Temperável
- Faixa de dureza: 275 a 440 HB
- Soldável
- Resistência à corrosão melhor que a maioria dos tipos ferríticos e martensíticos.
As classificações comuns são: 17-4PH e 15-5PH.
Para orientação na seleção do aço inoxidável endurecível por precipitação apropriado em sua aplicação, entre em contato conosco .