Fundição Estática

O que é Fundição Estática em Areia?

A fundição em areia é uma tecnologia que existe há milênios e é selecionada como o método preferido para produzir peças moldadas que pesam menos de meio quilo e para produção de peças muito grandes. O processo é versátil e econômico, mesmo para execuções de baixo volume devido ao custo das ferramentas.

Praticamente qualquer configuração de peça que possa ser feita usando outro processo de fundição pode ser reduzida a um padrão e criada fundida em modelo.

Quando Utilizar a Fundição Estática?

  • Peças Moldadas ou não Simétricas

  • Componentes com Estruturas Internas
  • Peças com Tolerâncias Mais Abertas

Na Fundição Estática podemos obter peças das formas mais simples até as de geometrias mais complexas.

O processo de Fundição Estática da TCInox:

Na Fundição Estática, um padrão da parte acabada desejada incluindo o sistema de distribuição de metal é construído em madeira dura, metal ou isopor. Areia contendo material de ligação para manter a sua forma é colocada em torno do padrão. O padrão é removido da areia, deixando uma cavidade no molde que está na forma da peça.

O metal derretido é derramado na cavidade e o metal solidifica. A areia é removida através de um processo de agitação. Outros acessórios fundidos, incluindo o sistema de entrada de metal, são aparados deixando somente a peça desejada.

Passagens internas, incluindo estruturas complexas, podem ser incluídas nas peças de areia, adicionando núcleos durante o processo de moldagem. Isso torna a fundição em areia uma seleção popular para aplicações de bombas e válvulas.

Peças fundidas geralmente são usinadas, pelo menos parcialmente antes do uso.